Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

VIOLÊNCIA NO RE X PA


Tornei-me torcedor vendo pessoas que eu amo vibrando, sorrindo e chorando na  frete da TV, com o radio no ouvido ou indo ao estádio em dias de domingo. Lembro que, quando criança quando meu pai me levou ao Baenão para ver um jogo entre Flamengo e e Clube do Remo, onde estava em campo Zico, Junio e Adílio, aquela seleção rubro negra que todos aprenderam admirar e amar na década de 80. Aparti daí comecei a torcer pelo leão azul de Antonio baena, mas como tudo não perfeito..(kkkkk) existe um clube rival chamado por muito de papão da curuzu, Bicola ou simplesmente Paysandu. Brincadeiras e encanações a parte, o futebol paraense sempre foi sinônimos de realeza, paixão e triunfos fazendo com que milhões de torcedores são apaixonados por seus times sendo hoje na capital Remo ou Paysandu. Lembro que na década de 90 eu ia muito ao estádio e sempre era uma festa nos 90 minutos era uma torcida para vencer, porque sabia que se perdesse seria uma encarnação na rua até o próximo jogo. Essa brincadeira e discussão sadia, fez no Pará acrescer um amor incondicional e aumenta mais a rivalidade entre remistas e bicolores, hoje em pleno século 21, a violência a ignorância e a babaquice de pessoas que tentam justificar uma falta de visibilidade para poder se mostrarem para outros através da violência criou uma guerra entre torcidas, organizadas, sendo que nem deles tem um propósito maior para justificar as brigas, roubos e arrastão do ultimo RE XPA no mangueirão. Muitos dos meus amigos sendo remo ou Paysandu evitam ir ao estádio com suas camisas, com seus filhos e suas esposas, com medo de uma violência absurda de pessoas que na verdade não são torcedores, usam uma camisa Pará disfarça sua coragem para resolver seus problemas como homens, são todos covardes.. Gostaria que essas pessoas pudessem refletir que eles estão ferindo seus próprios irmãos, que no futuro seus filhos e filhas podem torcer pelo time rival, mas isso não vai anular o amor que ele sente pelo pai...fiquei muito feliz pela vitoria do meu time, mas triste por ver tamanha violência antes e depois do clássico.. E um desabafo, mas no próximo RE X PA estarei no campo de novo, com minha camisa do leão e com meus amigos torcedores do Paysandu, pois depois que o juiz apita a vida volta ao normal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário