Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

O quem são mesmo os DJs de Reggae de Belém ? (parte 01)





Um disc jockey ou disco-jóquei (DJ ou dee jay) é um artista, profissional que seleciona e roda as mais diferentes composições, previamente gravadas para um determinado público alvo, trabalhando seu conteúdo e diversificando seu trabalho em radiodifusão emfrequência modulada (FM), pistas de dança de bailes, clubes, boates e danceterias.

Disco-joquéi foi e é utilizado para descrever primeiramente a figura do loucutor de rádio que introduziam e tocavam discos de   gramafone posteriormente,  o long play, mais tarde compact disc laser (CD)  e atualmente, empregam o uso do  mp3. O nome foi logo encurtado para DJ. Hoje, diante dos numerosos fatores envolvidos, incluindo a composição escolhida, o tipo de público alvo, a lista de canções, o meio e o desenvolvimento da manipulação do som, há diferentes tipos de DJs, sendo que nem todos usam na verdade discos, alguns podem tocar com CDs, outros com  laptop (emulando com  softwares), entre outros meios.

Mediante a este conceito eu faço a pergunta quem e mesmo DJ de reggae em Belém?
Hoje a cidades de Belém vive mais uma vez a febre do reggae roots, como nos anos de 1998 a 1999. Hoje escutamos reggae em vários lugares, as casa que tocam reggae roots se multiplicaram, hoje existe festa de segunda a segunda, e automaticamente multiplicou o numero de pessoas seja ele homem ou mulher que se auto intitulam DJ. Hoje temos a facilidade da internet onde as musicas são encontrada em sítios especializados e as pessoas trocam emails passando como arquivo em MP3. Outra facilidade são os programas de DJs que são oferecidos e também pelo mundo virtual como o: Virtual DJ e o PC DJ, fez com que hoje se multiplica- se os DJs de reggae na cidade de Belém.
Mas será que isso é bom ou ruim para a cultura reggae?  Vejo hoje os DJs simplesmente trocando os verdadeiros nomes da musicas e dos cantores por melô: melô disso, melô daquilo, muitos DJs tocam as musicas sem ao menos sabe o nome do cantor (a), não pesquisa a tradução da letra e em que contesto ela foi escrita, se falando de reggae uma musica que tem raiz africana e que na sua diáspora   se mortalizou na Jamaica , pais pequeno do caribe. Sempre mostrou um lado de conscientização e espiritualidade que os DJs jamaicanos sempre desmostravam a fazer suas peformas em festas de sond system onde abusavam das mixagens nos vinis. Eu venho acompanhando a evolução de alguns DJs desde quando eles tocavam com CDs, mas antes esses DJs já haviam tocados com fitas cassete, depois passando para os  mds(mini disc) agora nos laptops.
há três anos voltaram às festas dos vinis, que reunião colecionadores, onde se ouve as musicas com mais qualidade, essas festas fizeram com quer muitos colecionadores tirassem seus vinis da gaveta, isso trouxe um novo estilo de tocar reggae em Belém, nunca visto antes pela massa regueira. Esse movimento deu uma modificada no cenário das festas e no jeito de ser tocar em Belém.  Aparti desse contexto muitos correram para comprar vinil, seja na internet ou na mão de colecionadores, mas ainda se esqueceram do principal que para se tocar no vinil a pessoa precisa dominar a técnica dos scrats (riscos nos vinis) e do mixador. Vejo alguns DJs tocando vinil com mesa de áudio, não que não possa tocar, mas a alma do vinil e são os toca discos e o mixador, pois eles dão vidas às mixagens dos DJs sejam jamaicanos ou de outros estilos musicais. 
Tenho que lembrar que muitos DJs conseguiram divulgar o reggae roots na cidade, lançando e apresentando cantores jamaicanos ou de outros lugares para um grande público, mas que nos anos 70 e 80 era muito pequeno, que cresceu na metade dos anos 90 cresceu  ainda que com muitas dificuldade por parte de muitos apaixonado pela cultura reggae que sempre lutou por maior reconhecimento da sociedade em geral.                      

3 comentários:

  1. Vale ressaltar a importância do estudo quando se trata de uma cultura tão rica como é a cultura Africana(no caso do reggae que tem Raízes).A banalização de um termo como o do "DJ" vem sendo muito divulgada ultimamente,principalmente com a evolução dos meios técnicos que facilitam a prática do 'Disc-jockey',Tocar por tocar, simplesmente não é a cara do Reggae,há todo um contexto envolvido na prática do mesmo,exige um entendimento para que não caia no pejorativo,assim como, ser um Rastafari,cultura e religião que ultimamente vem sendo popularizado porém não vem sendo incorporada. exemplo:Usar o termo ser um rasta apenas para se promover,sem ao menos saber o que significa,sem saber a história,as raízes e os fundamentos.
    A cultura reggae deve ter um reconhecimento por nossa sociedade,afinal as liricas do reggae pregam o que o nosso mundo mais precisa atualmente, e quanto ao 'DJ' cremos que ser verdadeiro,no que tange ser fiel a cultura reggae,respeitar as raízes, seria uma das melhores formas de reconhecimento a essa cultura que tanto nos ofereceu.

    Jah bless !

    ps:Negro LiL.

    ResponderExcluir
  2. MEU CARO AMIGO MICHEL, GOSTEI MUITO DE SUA MATERIA, POIS ELA LEMBRA BEM O QUE É SER DJ, DE QUALQUER ESTILO MUSICAL,TEM QUE TER ALGUMAS QUALIDADES, COMO CONHECIMENTO E DOMINIO DO PRODUTO A SER LANCADO NOS OUVIDOS DA GALERA, TER INFORMAÇÃO O Q A MAIORIA NAO TEM, ALGUNS NEM SABEM O AUTOR, O QUE SERIA UMA NORMA BASICA PARA QUALQUER DJ QUE SE PREZE, TA CERTO QUE EXISTEM MUSICAS QUE CHEGAM JA SEM O NOME PELO FATO DA FAMOSA E INUTIL" EXCLUSIVIDADE" QUE SÓ FAZ COM QUE O REGGAE SEJA CADA DIA MAIS DESCRIMINADO, PRA MIM COMO APRECIADOR ESPECIFICAMENTE A DA ARTE MUSICAL E FILOSOFIA REGGAE, O VERDADEIRO DJ 1º TINHA QUE SER MAIS HUMILDE, TOCAR PRO PUBLICO DIVULGANDO O SEU TRABALHO E SUA ARTE,PASSANDO PARA PUBLICO TODA INFORMAÇÃO POSSIVEL, TER VARIADAS SEQUÊNCIAS, E DEIXAR DE ENSAIAR EM CASA SOMENTE A MUSICA QUE TODO MUNDO TOCA, TEM QUE TER ESPIRITO DESBRAVADOR, PESQUISAR E FAZER UMA SEQUÊNCIA DE QUALIDADE E DIFERENTE, ANIMANDO A GALERA E AO MESMO TEMPO INFORMANDO SEU PUBLICO, DJ QUE TOCA PRA AGRADAR A SI MESMO NÃO E DJ, TEM QUE SABER MIXAR, E EM IPÓTESE ALGUMA GRITAR, QUEM TORCE PRO REMOOOO LEVANTA MAO OU DA UM GRITO AI, QUEM TORCE PRO PAISANDU AGORA,PQ ISSO INCITA A VIOLENCIA, E PASSA A IMPRESSÃO DE QUE O DJ NAO TEM INFORMAÇÃO NEM CONTEUDO E QUER PASSAR O TEMPO ENRROLANDO..NÃO MENTIR DIZENDO QUE ESTA NESSA VIDA DESDE OS PRIMORDIOS, PORQUE SE VC TEM QUALIDADE TEM ESPAÇO PRA VOCE NO MERCADO, E SER DJ GENTE NAO É FACIL, PQ O SEU PUBLICO TEM GOSTO VARIADO, OU SEJA NO MESMO SALÃO OU PISTA TEM GENTE QUE CURTE DIVERSOS RITMOS DO REGGAE, ENTAO VC TEM QUE SACAR A HORA CERTA DE FAZER O CLIMA.
    ENTÃO MEUS AMIGOS DJS...BOA SORTE! E FAÇAM A VIBE POSITIVA.
    JEAN ROOTS - GRS - TDG!

    ResponderExcluir
  3. MASSA A MATERIA MEU CARO MICHELL ...EU QUE ESTOU NESSA ARTE A 17 ANOS EM BELEM,LHE DIGO QUE PRA SER DJ O CARA ALEN DE OUTRAS COISAS TEM QUE TER HUMILDADE SENÃO NUM VINGAAA ...GRAÇAS A JAH HOJE EU CONSIGO TOCAR EM QUALQUER LUGAR DO BRASIL E DO MUNDO POIS SOU UM DJ DE MENTE ABERTA QUE NUM FICOU PRESO NO PASSADO CONHEÇO TODAS AS VERTENTES DO REGGAE E UTILIZO ALGUMAS DELAS E VEJO QUE HOJE EIM DIA TA MAIS DIFICIL FICAR EM EVINDENCIA NA SENA REGGAE ,MAIS COMO SOU UM DJ QUE SEI LHE DA COM CRITICAS E ELOGIOS PERCEBO QUE VOU FICAR O TEMPO QUE FOR PRECISO PRA LEVAR A PAZ QUE A MUSICA REGGAE TRANSMITE A TODOS ...GRANDE ABÇ E QUE JAH ESTEJA SEMPRE CONOSCO..BLESS''

    ResponderExcluir