Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

RADIO COMUNITARIA RESISTENCIA FM 90.1 MHZ



A RESISTÊNCIA É SUA!

Há, oito anos atrás em 29 de maio de 2004, era iniciada no bairro do Marco a história da Associação Comunitária De Difusão Resistência FM – O Grito Rebelde da Periferia. E tão logo foi ao ar, em 07 de setembro do mesmo ano, apresentou- se diferente em sua organização e programação, valorizando a luta pela construção de uma comunicação popular.
Em um mundo cheio de informação pobre, temos a rica tarefa, como comunicadores populares, de levar e elevar o conteúdo cultural, ideológico e político de nossa cidade. A partir de intervenções radiofônicas a rebeldia ideológica, cultural e política transformam as vidas de ouvintes, que passam a serem ouvidos, identificando-se e associando-se ao projeto de livre expressão popular.
A Resistência, prestes a completar nove anos de fundação, encontra-se com um novo desafio: se reorganizar.
Ao Associado compete a tarefa de manter a Rádio. Através da Rádio somos a voz de todos e todas. Muito pouco se ouve falar de uma rádio como a nossa, por isso nossa responsabilidade aumenta, todos e todas esperam pela Rádio em movimento.
Cada Associado dever ser um mantenedor tanto financeiro quanto ideológico para a Rádio ir ao Ar. Precisamos da organização com maior participação. A pluralidade deve ser vivida a cada encontro, as diferentes vozes e idéias são a alma rebelde da Comunitária. O Associado terá o papel de reorganizar a partir da história, mas fundamentalmente, o de projetar um futuro sem tantos momentos mudos, de silêncio e distanciamento de todos e todas. Seremos novamente ouvidos e ouvintes, seremos vozes em movimento na comunicação rica em ações.
O Associado da Comunitária Resistência jamais deve esquecer-se das dificuldades, sendo a repressão governamental a maior delas. Em nossa Associação temos registro de dois associados já “enquadrados” pela lei – Ângelo Madson e Ricardo Luz - Ainda como Associação, buscamos nossa representação jurídica (CNPJ) para posteriormente, dar entrada no pedido de outorga junto ao Ministério das Comunicações. Claro, queremos a legalidade, pois sem a legalidade continuaremos sendo detidos e processados e tendo nossos equipamentos levados pela Polícia Federal. Mas, a ilegalidade não nos impedirá de lutar por nosso direito Constitucional: “É livre a expressão da atividade intelectual, científica e de comunicação Independente da censura ou licença. Item IX, Art. 5° da Constituição Brasileira”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário