Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Literatura marginal:Literatura Negra



A literatura marginal é um dos movimentos que tem mais crescido, sendo discutido e ganhado uma nova roupagem, desde o início da década de 70 quando surgiu. No início era um grupo de jovens “intelectuais”, que vivam o terror dos períodos da ditadura Militar e que se viram obrigados a publicar seus poemas críticos de maneira independente do mercado editorial.
Esta geração ficou conhecida como a geração mimeógrafo, pois muitos poemas eram mimeografados, xerocados e distribuídos. Uma das características principais é a linguagem coloquial, o uso de palavrão, da gíria como formas de romper um pouco com as normas da língua e se aproximar mais da realidade dos jovens.
Hoje este movimento literário teve muito do seu conceito revisitado, pois uma das características mais fortes da Atual literatura marginal é dar voz aos grupos, escritores e atores e moradores da periferia, esse atores sociais mostra um mundo rico e lindo das periferias pelo Brasil a fora, com seu problemas, conflitos e desafios. 


Preto Michel e um desses artistas, que vem disseminado a o fomento e o incentivo de ler e escrever dentro das escolas públicas e nas periferias da cidade de Belém. Através de oficinas de literatura marginal com produção de poesias, contos e crônicas ele vem dando uma nova cara para o ato de ler e escrever de muitos adolescentes que participam das oficinas.
Preto Michel em breve esta lançando seu livro intitulado O assobio da matintaperera, livro que conte 15 contos periféricos, falando sobre as realidades das baixada por onde Preto Michel passar todos os seus dias.

Serviço:

No dia 08 de Novembro 2012, Preto Michel estará realizando uma oficina de literatura marginal na UFPA, através do festival ROCK RIO GUAMAR 2012, esta oficina estará acontecendo das 14:00hs as 17:00hs na capela da ufpa próximo ao palco central ao lado do vadião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário