Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AS MIL FACES DO RACISMO



Alguns idiotas existem em dizer que no Brasil não existe racismo, porque aqui todos são iguais..bla ..blal..bla bla.. Mas só nos negros sabemos que alem de existe ele nos persegue todos os dias. A falta de informação e debate entorno do racismo e pré-conceitos racial faz muita gente pensar que conviemos em grande harmonias entre negros, pardos, brancos e índios, infelizmente na pratica isso não bem assim. Hoje vimos muitos atos e atitudes racista, mas que para a maioria das pessoas passam despercebidos pela ignorância de uma sociedade que não costuma ler e se informar onde as frases populares o os modismo midiáticos moldam o jeito de ser de falar e de conviver das pessoas. O fato ocorrido na ultima sexta feira(14) na Universidade estadual do Pará UEPA, infelizmente e mais um de vários fatos e ofensas racista ocorridos em décadas dentro das instituições publicas nesse país. 

A professora Daniela Cordovil, que teria chamado o vigilante Rubens dos Santos, 39 anos, de "macaco". Até então, a reitoria só tinha conhecimento do caso através da imprensa. Nesta segunda-feira (17), o ouvidor da Uepa, o professor Lairson Cabral, afirmou que vai elaborar um relatório para abertura do Processo Administrativo. O ouvidor informou que passará a ouvir os depoimentos das testemunhas a partir de amanhã (18), e que a professora acusada deverá ser ouvida na manhã de quarta-feira (19). A partir daí ele deve elaborar um relatório que será encaminhado à Reitoria da Universidade, que deverá nomear uma comissão que decidirá o futuro da professora na instituição. O prazo de envio do relatório é de 30 dias, mas Cabral acredita que deve finalizar o processo antes disso.
Na manhã de hoje (17), os alunos protestaram nos corredores da universidade, pendurando cartazes com dizeres como: “chamar de macaco não é injúria, é racismo”.
Daniela Cordovil, 34 anos, professora do curso de Ciência da Religião, é doutora em Antropologia e ministra uma disciplina de antropologia das religiões afro na Uepa. Ela foi indiciada por injúria.
Infelizmente é mais um caso, que não vai dar em nada, visto que ela deu depoimento e foi liberada,(crime de racismo não tem fiança) e os possível seu julgadores serão juízes brancos e ricos que não estão nem ai para esse casos...

Preto Michel
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário