Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

TOADA DE BOI NA TERRA FIRME


Hoje começou os domingos de festas juninas, já acostumado nesses últimos cinco anos, eu sempre desço para a Praça da República para curti o Arraial do Pavulage, onde me aproximo um pouco da raiz do povo amazônico. Ali relembro meus ancestrais vindos da África e aqui se encontro nas matas com os nativos já existentes e juntos contribuíram para essa grande riqueza da musica preta e indígena da região norte.

Hoje foi um domingo especial, junto com a minha pretinha linda Nega Verena, fomos conhecer o Boi da Terra, um boi muito famoso La para bandas da Terra Firme, bairro periférico a qual eu a o muito, pois lá que eu conheci o movimento hip hop a 15 anos atrás. Chegando ao local fomos bem recebidos pelos os organizadores Sr. Ildo Terra e sua esposa, sentamos e pedimos uma cerveja que estava “estupidamente gelada” e as pessoas iam chegando e chegando e depois de comemos uma bela maniçoba e um vatapá fomos presenteados com uma linda roda de carimbo e de samba, as 17 horas saímos juntos com o cortejos andando por varias ruas da terra firme, todos dançando e acompanhando o boi, muitos com câmeras filmadoras batendo suas fotos, outros indo nos bares comprando sua gelada e vários moradores do bairro acompanhando ou saudando o boi nas sacadas e janelas de suas casas, chegamos no final do cortejo sem brigas, tretas ou assaltos. Foi um dia lindo, e bom ver a periferia desse jeito, pra mim é normal, pois sei que a periferia foi e é sempre será linda, mas nesses momentos da vontade de convidar esses filhos das putas da mídia preconceituosa e racista para ir lá filma esse movimento, mas pensando bem.. E melhor não, eles que se fodão pra lá a periferia não precisa deles, e nos também, como a festa hoje foi feitas por pessoas de bem, trabalhadoras, estudantes, artista do bairro e de outros lugares da cidade, não precisamos dessa mídia, o que vale e o nosso registro e nosso respeito, hoje foi o meu primeiro dia de boi da terra.. e foi lindo..pelas pessoas, pela musica, pela cultura popular e em especial pelo local minha querida e amada TERRA FIRME... O BAIRRO MAIS CABULOSO DA AMERICA LATINA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário