Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

2 MUTIRÃO DA CULTURA HIP HOP NO BAIRRO TERRA FIRME/ RUA DOS PRETOS








DIA DE PRETO
Que dia lindo foi esse dia 25 de fevereiro de 2012. Um sábado com varias nuvens nebulosas com chuvas fortes desde as 02 da madrugada, eu me acordei às 07 horas e fique esperando ela passar me arrumei e sair ao meu destino: RUA DOS PRETOS, bairro era o mais cabuloso da America Latina: TERRA FIRME, ali ia acontecer o 2 Mutirão da Cultura Hip Hop organizado pelos coletivos: COSP TINTA, NRP, CASA PRETA, VEG CASA, TRAUMAS VIDEOS e outros parceiros entre eles: DUDU SKATE E CULTURA, ESCOLINHA DO FUIUMAÇA e a comunidade em geral que abril suas portas para cultura hip hop nesse dia.
Rua dos pretos, recanto de famílias oriundas da baixada maranhense em especial o município de Cururupu, foi o local escolhido para realizarmos mais esse mutirão. Essa rua ganhou esse apelido por dois motivos: 1 por concentrar no seu total mais de 90% de seus moradores negros, e por causa do preconceito e discriminação de outros  moradores do local que apelidaram a rua por causa desse grupo de pessoas que se concentraram ali , mas o nome da rua é passagem Bom Jesus.  
E o principal objetivo do mutirão da cultura hip hop foi esse dar outra visibilidade para o local, visto que a mídia local(TV RBA, LIBERAL, RECORD E SBT) colocar sempre em seus programas sensacionalista que o bairro e a rua dos preto “ É um local perigoso  onde só mora marginais” Então para dar uma outras visibilidade para o local, levamos para lá produções de grafite, oficina de trança de cabelos, batalha de free estile, exposições de zines e livretos de literatura marginal, apresentações de DJs tocando muita musica negra: RAP, SOUL, FUNK, SAMBA, REGGAE ROOTS E ELETRONICO.  Foi um dia lindo, todas as famílias interagiram com as produções de grafite liberando as fachadas de suas casas para os grafiteiros, as crianças participaram das produções, e as mulheres presentes poderão dar um visual mais preto para seus cabelos, participando da oficina de tranças afro, todos poderão se presenteados com o zine: Lado preto da poesia do escritor Preto Michel, seus contos periféricos: O catador de sucata e O Curupira e as gangues do curio, e poderão curti lindas musicas com os DJs; Lamartine, Dom Perna, DJ KSM, Morcegão. E por ultimo o publico da rua pode participar julgando os melhores MCs na Batalha de Free Style, tendo como vencedor o MC Welliton.
O dia terminou com um lindo por do sol. Continuando com um lindo reggae na escolinha do Fumaça, berço das primeiras festas de reggae roots na cidade de Belém.

Serviços
Próximo mutirão esta marcado para dia:
31 de março de 2012/ Sabádo
Bairro: Guanabara/ Ananindeua        

 O Grafiteiro GRAF, produzindo o rosto de Gregori Issac, dentro da Escolhinha do Fumaça
                              Oficina de trança Afro, com RUBIA..
                             Literatura Marginal com Preto Michel

Nenhum comentário:

Postar um comentário