Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A ocupação do loteamentoo do Pinheirinho em São José dos Campos (SP)





A ocupação Pinheirinho surgiu do grande déficit habitacional em São José dos Campos (SP). São 9 mil pessoas, em sua maioria mulheres e crianças, que ocupam, desde 2004, uma área até então abandonada, que era de propriedade do mega especulador Naji Nahas.

Agora, todas as famílias do Pinheirinho estão ameaçadas, por conta de uma decisão judicial que manda desocupar a área. Neste final de ano, ao invés de festa e alegria, o que quase teve foi uma consolidação de uma tragédia.

Sindicatos da região, a CSP-Conlutas e outros movimentos estão organizando um movimento de resistência à desocupação do Pinheirinho. Durante uma reunião nesta segunda-feira, dia 9, as entidades fizeram uma avaliação do atual momento, reafirmaram a importância da resistência contra a desocupação e definiram uma série de ações para fortalecer a resistência e cercar de solidariedade o Pinheirinho.

Entre as ações, ficou definido que as entidades colocarão todos os seus recursos materiais à disposição da luta. Os carros de som dos sindicatos percorrerão os bairros da cidade, nos próximos dias, para denunciar a barbárie que está prestes a acontecer. O alerta é máximo e as entidades convocam seus militantes a fazerem um cordão de isolamento para proteger as famílias sem-teto. Também serão produzidos materiais de apoio à luta, como boletins, adesivos e faixas, que serão distribuídos por toda a cidade, em um grande movimento.

Apelo às autoridades
Uma comissão formada por representantes de todas as entidades também irão às autoridades para mais um apelo contra a desocupação. Nesta terça-feira, dia 10, representantes dos sindicatos foram ao Paço Municipal para uma audiência com o prefeito Eduardo Cury, às 13h30. A comissão com representantes das entidades também visitaram varias as redações dos veículos de imprensa da cidade e a Câmara Municipal.
Aqui em Belém, nos do movimento hip hop estamos junto nessa luta. Mesmo que sendo nas orações ou proto para a denuncia. Vimos na semana passada a truculência da guarda municipal em despejar varias famílias de um terreno que  ha 20 anos está abandonado pela prefeitura, apesar da guarda consegui o despejo, estivemos junto lá na resistência..

Tamo juntos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário