Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sinergia Cultural da Unipop.. Apresenta...o teatro como protagonista







O Instituto Universidade Popular (UNIPOP) retoma nesta sexta-feira (26) o Sinergia Cultural, às 19h, no Porão da UNIPOP, localizada na avenida Senador Lemos, Nº 557, bairro do Umarizal. O convidado para o bate papo, realizado uma vez por mês, é o escritor Hudson Andrade, autor do texto Deus Ex Machina, que serviu de base para a Companhia Teatral Nós Outros montar a peça “COMO SE FOSSE...”.

Hudson escreveu Deus Ex Machina a partir de uma pesquisa sobre o fazer teatral, promovido pela Casa da Atriz e onde atores, diretores e dramaturgos se reuniram para a troca de experiências.  O escrito foi originado entre maio e junho de 2010, a partir de um trabalho conjunto de leituras, conversas, exercícios físicos, idéias, colagens, desnudamentos, idas, voltas e cafés.

Segundo ele, estimulado pelo ator Bill Aguiar e pelo diretor Adriano Barroso – numa visão muito particular da sua própria história e referências – “ia produzindo cenas onde o teatro é o protagonista e os atores são atores em sua essência”.

Diante da riqueza da escrita, a diretora de teatro Wlad Lima criou na peça “COMO SE FOSSE...” uma encenação, que revela ao público o teatro que ele normalmente não vê: a intimidade do camarim, com suas manias e pequenas mesquinharias; a luz e o cenário, eles mesmos personagens; o humano que existe em quem a cada sessão vive a vida alheia feita de textos, maquiagem, figurinos e emoções tantas – algumas contraditórias, outras sufocadas.

Na programação cultural da Unipop, além de conversar com o público, Hudson fará um recorte do espetáculo “COMO SE FOSSE...”. para que o público veja na prática o resultado do seu trabalho.
Sinergia – é um encontro que acontece sempre na última sexta-feira de cada mês, com a participação de um artista ou grupo que tenha interesse em apresentar os passos do seu processo de pesquisa, na perspectiva de disponibilizar seus conhecimentos específicos para a discussão com outras linguagens.
O objetivo é proporcionar um momento de troca entre pesquisadores e alunos iniciantes de teatro, membros de grupos artísticos – incluindo o Grupo de Teatro da Universidade Popular – e público em geral, que demonstre interesse em discutir, dividir saberes e aprofundar conhecimentos acerca do que se produz em nossa cidade, em nossa região, no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário