Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Será mesmo que eu sou moreno?






O SIGNIFICADO DA PALAVRA MORENO
O adjectivo MORENO, que deu origem ao apelido igual.   Qual foi a sua origem?
Pois veio de MORA, uma forma antiga de Amora, que em grego era moron e em latim moru(m).   Em português deu-se a prótese, tão comum entre nós, e ficou amora.   Em espanhol e italiano é simplesmente mora.
E aquele que tem a cor da amora, é moreno..
“Morena, morena de olhos castanhos… ” era a filha do boticário nas “Pupilas do Senhor Reitor”, do Júlio Dinis.
E Moreno era o apelido do meu “avô Jacinto” – o tal de Camarate – que provavelmente seria de origem moura.   Ele até nasceu em Mouriscas, no Ribatejo.
No meu tempo de estudante, usávamos no liceu os dicionários de francês do professor Augusto Moreno.   Só passados muitos anos, nas minhas deambulações pelo norte de Portugal, vim a saber que o professor era de Lagoaça, onde ainda existe o solar da família, e que esta era de origem cristã-nova, ou seja de judeus forçados a converter-se ao cristianismo em 1497.
Bem perto de Lagoaça, em Freixo de Espada à Cinta, havia outros membros da família Moreno, entre eles um Norberto Moreno, que foi professor no Instituto Teológico Israelita, do Porto.   E, como em hebraico “morenu” significa “nosso professor”, houve especulações de que fosse essa a origem do apelido.  Pode ter havido alguma coincidência, mas não necessariamente.
O apelido é também muito conhecido em várias províncias espanholas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário