Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Imperatriz Menem.. a mulher rasta.. esposa do Imperador Haile Selassie





Em sua volta o blog DaBaixada traz em duas parte a historia da mulher Rastafari. E logo de cara traz a historia da imperatriz Menem que foi o exemplo mais pleno e perfeito de mulher a ser seguido por todas aquelas que buscam a vivência da mulher original. Assim como S.M.I Imperador Haile Selassie é o exemplo de vida ao Homem, assim é Imperatriz Menen para a Mulher. Esta é a mensagem Rastafari para o mundo, que se olhe e siga o exemplo da vida de Selassie e Menen, Uma Vida, porque assim é a união perfeita, Apha e Omega. Tudo que se falar posteriormente a respeito da mulher ou do homem Rasta, nada mais são do que outras formas mais simples e resumidas de explicar a vivência em outras palavras. Abaixo, um breve resumo da vida de Imperatriz Menen, a Rainha das rainhas, a Imperatriz Preta da África Livre!
Imperatriz Menen era uma verdadeira Mãe. Uma verdadeira mãe não cuida somente de seus filhos biológicos, mas ela vê cada criança como se fosse sua. Em 1935 ela deu seu patrimônio para os órfãos cujos pais foram mortos pelo inimigo. Ela defendia a educação não somente em seus discursos, mas também contribuiu muito na prática. Ela fundou a Escola Imperatriz Menen para Meninas, onde viu meninas serem educadas. Ela inaugurou uma escola de artesanato. Ela doava com freqüência dinheiro para diferentes escolas. Muitas vezes ela visitava as escolas também para encorajar e motivar os estudantes. Ela tinha um espírito generoso. Muitas vezes ela doou do seu próprio dinheiro.

Rainha Omega era uma esposa humilde e obediente e comparecia às cerimônias de estado com seu esposo ou sozinha. Ela também era a conselheira de mais confiança e Sua Majestade Imperial, o aconselhando em uma extensa linha de questões. Para ser a conselheira de mais confiança de Sua Majestade ela precisava ser versada sobre um grande número de assuntos. Ela se mantinha informada sobre o que estava acontecendo ao seu redor e no resto do mundo. Sua Majestade Imperial disse que em suas quase cinco décadas de casamento, eles nunca precisaram de um mediador para solucionar seus desentendimentos. Quantos de nós podemos dizer a mesma coisa sobre nossas uniões, que estão longe de estar perto de cinco décadas.

Imperatriz Menen Asfaw (25 de Março de 1889 – 15 de Fevereiro de 1962) era a esposa e consorte do Imperador Haile Selassie I da Etiópia. Imperatriz Menen era filha de Asfaw, Jantirar de Ambassel. Ele era um descendente direto de Imperador Libna Dingel, através do Imperador Gelawdewos da Etiópia e sua filha, Princesa Enkulal Gelawdewos, mas esta genealogia foi apagada da história oficial da Imperatriz Menen. Contudo, o título de Jantirar tradicionalmente pertencia ao chege (cabeça) da família que guardava o forte da montanha de Ambassel e Jantirar Asfaw era um deles.
Imperatriz Menen era ativa promovendo as questões da mulher na Etiópia; era patronesse da Cruz Vermelha Etíope e também da Organização de Caridade das Mulheres Etíopes. Ela também era patronesse da Sociedade Jerusalém, que organizava peregrinações à Terra Santa. Ela fundou a Escola Imperatriz Menen para Meninas em Addis Ababa, a primeira escola somente para meninas que tinha tanto estudantes no internato como no período normal. Meninas de todo Império eram trazidas para a escola, para receberem uma educação moderna, encorajadas pela Imperatriz Menen, que às vezes visitava a escola e presidia as cerimônias de graduação.

A Imperatriz Menen fez doações generosas e também patrocinou programas para os pobres, doentes e deficientes. Ela também era uma mulher devotamente religiosa, que fez muito para ajudar a Igreja Ortodoxa Etíope. Ela construiu, restaurou e doou fundo a numerosas igrejas na Etiópia e na Terra Santa. Entre as igrejas importantes estão a Igreja S. Raguel no distrito Merkato de Addis Ababa, a Igreja Kidane Mehret (Nossa Senhora da Aliança da Misericórdia) no Monte Entoto, o Monastério da Santíssima Trindade nos bancos do Rio Jordão na Terra Santa. Ela doou generosamente dos seus fundos pessoais para a construção de nova Catedral de Santa Maria de Sião em Axum, mas não viveu o suficiente para vê-la completa e consagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário